Mas afinal, você sabe o que é “temperatura de cor”?

Mas afinal, você sabe o que é “temperatura de cor”?

A temperatura da cor, expressa na escala Kelvin (K), é a aparência da cor da própria lâmpada e a luz que ela produz.

Imagine um bloco de aço que é continuamente aquecido até atingir a tonalidade laranja, depois amarelo e assim por diante tornar-se branco e muito quente. A qualquer momento durante o aquecimento, podemos medir a temperatura do metal em Kelvins (Celsius + 273) e atribuir esse valor à cor que está sendo produzida. Esta é a base teórica por trás da temperatura da cor.

Abaixo incluímos um gráfico para ilustrar a medição em graus Kelvins:

 Você pode observar a mudança da temperatura na natureza, observando que em um mesmo dia, a “cor do céu” varia.

 Observando  na aplicação automotiva, pode-se notar as diferentes temperaturas de cor no trânsito. Você já percebeu que a maioria dos carros emitem uma luz avermelhada em  seus faróis dianteiros, porém alguns carros emitem uma luz branca ou um pouco azulada?

Essa diferença de tonalidade de cores é definida pelo tipo de lâmpada escolhida para o farol. Conheça um pouco sobre as principais utilizadas pelos brasileiros.

Lâmpadas de Halogênio

A grande maioria dos carros trazem de fábrica lâmpadas de halogênio. Com uma temperatura aproximada de 3.000K, que define uma tonalidade amarelada. O farol de halogênio ainda é o mais comum e mais utilizado no mundo automotivo. Sua utilização difundida dá-se principalmente, se não exclusivamente, pelo baixo custo de produção. Apesar da economia para as montadoras, as lâmpadas halôgenas possuem uma vida útil  limitada, com aproximadamente, mil horas de utilização.

Luzes halógenas contêm uma combinação de gases, geralmente azoto e árgon, e um filamento que é aquecido pela corrente elétrica do carro. Com o processo de incandescência, o filamento pode chegar à temperatura de 2.500° Celsius, entretanto, esse calor não é aproveitado na iluminação do farol, sendo um desperdício de energia.

Lâmpadas de Xenon

As lâmpadas de Xenon são um tipo de lâmpada elétrica de descarga de gás, que produz luz por meio de um arco elétrico entre eletrodos de tungstênio alojados dentro de um tubo de quartzo fundido translúcido/ transparente ou de alumínio fundido. Este tubo é preenchido com o gás de xênon e muitas vezes também contém metais ou sais de metal adequados.

As lâmpadas de Xenon, possuem uma temperatura de cor que varia entre 4.300K e 12.000K. Tais temperaturas de cor possibilitam as lâmpadas de xenon de emitirem luzes de cor branca, azul e até roxa.  A lâmpada de xenon possui uma vida útil aproximada em 5.000 horas.

Lâmpadas LED

Os LEDs têm uma vida útil extremamente longa em relação a todas as outras tecnologias de iluminação citadas anteriormente. As tecnologias LEDs mais novas, como o nosso Led Altezza, podem durar 100.000 horas ou mais. Isso deve-se ao fato de que lâmpadas LEDs são extremamente eficientes em termos de consumo de energia em relação a todas às outras tecnologias de iluminação.

 

Imagem:                    Farol Led Altezza

LED significa diodo emissor de luz (Light-Emitting Diode). Ao contrário das lâmpadas halógenas, e Xenon, as lâmpadas LEDs, além de não serem constituídas por uma descarga de gás que gera luz, elas também não possuem um filamento pelo qual a corrente elétrica passa. Ao  invés disso, o LED transfere a corrente elétrica por meio de um semicondutor e este movimento de elétrons gera luz.

Os LEDs  são usados comercialmente há décadas. Você pode os encontrar em seu celular, laptop, painéis luminosos, etc. Por serem constituídos de pequenos Chips de Led e terem baixo consumo de energia, isso os torna adequados para as mais diversas aplicações. Além disso, em aplicações de baixa corrente, eles também geram pouco calor.

No meio automotivo é comumente encontrar as lâmpadas LED entre 4.000K e 6.000K, estas  cores  reproduzem a luz do dia e oferecem os melhores resultados na condução durante a noite, principalmente em estradas com pouca iluminação pública, assim como operações diversas: mineração, florestal, etc.

Atualmente, todos os especialistas em iluminação automotiva aceitam que as lâmpadas LED são muito superiores às Halógenas e Xenon, isso porque o LED possui uma tecnologia superior, que resulta em um menor consumo de energia e maior durabilidade. Porém, devido à grande disparidade de preços, muitos fabricantes de veículos e máquinas pesadas ainda optam por instalar lâmpadas halógenas no veículo/máquina.

Por isso temos cada vez mais operadores e motoristas que, preocupados com a segurança e economia a longo prazo, procuram as melhores tecnologias disponíveis no mercado para seu veículo ou máquina pesada. Se você ainda não conhece nossos produtos e iluminação LED, acesse aqui e conheça nossas soluções de iluminação.

Publicado por: Equipe técnica K2on

Inscreva-se em nosso blog

Acesse em primeira mão nossos principais posts diretamente em seu email