Quais são os principais riscos que sua operação pode enfrentar quando faróis de baixa qualidade são instalados e por que tais faróis podem acarretar em um aumento do custo da operação?
Há uma grande possibilidade de a sua operação possuir uma máquina de alto custo como John Deere, Caterpillar, Case, Ponsse, Komatsu, entre outras. Tais máquinas certamente não foram adquiridas por terem um valor de compra baixo, fatores como qualidade, durabilidade, segurança etc, foram o provável motivo da compra. Tal pensamento deve também ser utilizado no momento da compra de faróis.
Assim como as máquinas, os faróis de baixa qualidade irão ter um custo maior a longo prazo. Isso acontece porque esses faróis não foram desenvolvidos para uso pesado e sim para o uso veicular e off Road (Jeeps e 4×4). Por isso listamos abaixo possíveis problemas que pode-se ter utilizando faróis de baixa qualidade em aplicações Heavy Duty.
Infiltração de água
O primeiro risco é a infiltração de água. Se o operador busca qualidade, excelência e custo-benefício e mesmo assim adquire um farol de LED com custo inferior, de marcas desconhecidas, suas expectativas provavelmente não serão atendidas. Há grandes possibilidades do farol infiltrar água, o que vai acarretar na perda do farol, logo um novo terá que ser comprado, a máquina/ veículo pesado em que o farol estava instalado terá que parar o trabalho na operação e ir até a manutenção, para que a instalação do novo farol seja feito. No final qual será o custo de todo esse prejuízo para a operação?
Algumas marcas informam que seus produtos têm o grau de proteção IP67, IP68 ou até mesmo IP69. Não há como verificar a autenticidade de tal informação, porque marcas desconhecidas, com pouca preocupação no controle de qualidade não possuem certificados reconhecidos internacionalmente, para provarem que seguem parâmetros de proteção de Impermeabilidade. Não há garantia de qualidade ao cliente.
Lembre-se de que ter um farol barato, nem sempre significa um menor gasto. Os gastos com manutenção e mão de obra nos momentos em que os faróis apresentam defeito, devem ser considerados no momento de calcular o custo dos faróis.
Durabilidade
Não é somente a infiltração de água que compromete a durabilidade dos faróis, existem outros fatores que também prejudicam consideravelmente a vida útil de um farol de LED. Muitos faróis chegam a durar até menos que faróis halógenos/originais, quando se tem um projeto mal desenvolvido, ou até mesmo produzido com materiais de má qualidade.
Os faróis de LED de baixa qualidade não foram desenvolvidos para terem uma grande durabilidade. Esses faróis não dissipam corretamente o calor, aquecem a ponto de terem sua vida útil comprometida, são projetados com matéria prima de baixa qualidade, não resistem a impactos ou às deteriorações relacionadas ao ambiente de trabalho, os agentes externos.
Por isso é importante saber informações como: quais são os materiais indicados para a produção de um farol de qualidade, que tipo de LED é utilizado nesse farol, qual o material das lentes e se é ideal para ambientes de trabalho pesado. Quanto melhor a qualidade da matéria prima, melhor e mais durável o farol será.
Intensidade Luminosa
Assim como citado na questão da infiltração de água, os índices de proteção de Impermeabilidade indicados por empresas de faróis de má qualidade, não há muita confiabilidade de que a informação da intensidade luminosa (Lumens) indicada por essas empresas é correta. Como é mensurada tal informação? Há certificações de órgãos reconhecidos que atestem tais informações?
Para escolher o farol de LED mais adequado para a sua operação, comprar aquele que possui o valor mais alto de watts, não é o caminho ideal. A aplicação do farol tem que ser levada em conta, para entender qual é o ângulo do farol, por exemplo. Logo, pode ser definido a intensidade luminosa ideal. Falamos sobre o aspecto das angulações dos faróis nesse vídeo aqui, que explica sobre faróis Flood e Spot.
Interferência eletromagnética
Alguns produtos de iluminação LED podem emitir ruído, podendo assim, interferir nos sinais em rádios de comunicação VHF e UHF (rádio AM/FM) e/ou computadores de bordo. Embora os diodos emissores de luz em si não gerem nenhum ruído detectável, as placas de LED operam em altas frequências, que, quando não projetadas adequadamente, podem resultar em interferência eletromagnética.
Interferências eletromagnéticas são comumente causadas pela utilização de produtos de LED de qualidade inferior, que costumam violar parâmetros de EMC , como resultado de emissões irradiadas na faixa de 30 MHz a 300 MHz, por esses produtos de baixa qualidade.
Há uma explicação melhor sobre Interferência eletromagnética em um Blog post que fizemos exclusivamente sobre o assunto. Clique Aqui e entenda mais sobre interferência eletromagnética.
Suporte e garantia
Por ultimo há de se considerar o suporte que a empresa de farol irá te dar, qual é a marca desse farol? Ele muda de modelo toda hora? Se sim, por que ele muda? Há garantias?
Perguntas como essas são importantes para entender se há um bom custo benefício nesse farol. Muitas vezes o preço do farol é mais baixo, porém o custo acaba sendo maior, porque há necessidade constante de trocas, muitas vezes com garantia limitada ou sem garantia alguma.
Para entender mais sobre a a importância de componentes e matéria prima dos faróis de LED, Assista nosso vídeo abaixo:
Essas são algumas dicas para entender os principais riscos em usar um farol de LED de baixa qualidade. Continue explorando o nosso blog para mais dicas de soluções e inovações de tecnologia.