Operações pesadas: LED VS Lâmpadas tradicionais incandescentes
O que é uma luz incandescente?
A luz incandescente é a lâmpada clássica, que vem de fábrica na maioria dos caminhões/caminhonetes. Seu funcionamento deve-se ao aquecimento de um filamento de cobre localizado dentro da lâmpada, que resulta na geração de luz. A lâmpada é preenchida com um gás inerte ou evacuado, que serve para proteger o filamento de cobre de possíveis oxidações.
Principais deficiências em lâmpadas incandescentes
Luzes incandescentes têm a pior eficácia luminosa do mercado, que variam em torno de 10 lumens / watt. Infelizmente, a maior parte da energia que eles consomem (cerca de 90%) vai para a geração de calor e não luz.
Luzes incandescentes também têm a pior vida útil do mercado. A lâmpada média dura cerca de 1.200 horas de funcionamento. Isso significa que, embora as lâmpadas incandescentes sejam baratas, é necessário comprar um lote inteiro (50-100) para igualar a vida útil de um único LED. No geral, isso significa altos custos de manutenção.
Afinal, o que é o LED?
LED significa diodo emissor de luz ( Light Emitting Diode) . Um diodo é um dispositivo ou componente elétrico com dois eletrodos, através dos quais a eletricidade flui. Os diodos são geralmente feitos de materiais semicondutores, como silício ou selênio. Quando a corrente passa pelo material semicondutor, o dispositivo emite luz visível.
Quais as maiores vantagens do LED?
Os LEDs têm uma vida útil extremamente longa em relação a todas as outras tecnologias de iluminação, especialmente em comparação com lâmpadas incandescentes. Os novos LEDs podem durar de 50.000 a 100.000 horas ou mais. A vida útil típica de uma lâmpada incandescente, em comparação, é de 1 a 5%, na melhor das hipóteses (cerca de 1.200 horas).
Os LEDs são extremamente eficientes em termos de energia em relação a todas as outras tecnologias de iluminação disponíveis no mercado, além da qualidade de luz muito alta e custos de manutenção muito baixos.
Resistência à vibrações
Um ponto importante que deve ser abordado em relação às diferenças fundamentais entre o uso de lâmpadas LEDS em oposição às lâmpadas incandescentes é a resistência a vibrações.
Operações de natureza pesada, são tipicamente conhecidas por serem localizadas em ambientes desnivelados, com alta presença de buracos, pedregulhos, lama, solo irregular. Por isso a qualidade e resistência das lâmpadas deve se adequar ao ambiente em que o veículo irá operar. Luzes incandescentes não foram projetadas para o ambiente pesado, elas não oferecem nenhum tipo de resistência à vibrações e as possíveis consequências provenientes das mesmas. Isso deve-se ao projeto das lâmpadas incandescentes, como falado anteriormente sobre os filamentos de cobre, que são altamente frágeis e suscetíveis a danos consequentes das menores vibrações.
Já as lâmpadas LEDs, por serem luzes de estado sólido (SSLs) são difíceis de danificar com choques físicos, porque a estrutura dos Chips LED é não é frágil e resiste a vibrações diversas.
Procurando uma solução para a sua operação?
As lâmpadas Altezza LED são ideais para ambientes hostis, com altas temperaturas e expostas à vibrações. Elas possuem encaixe Plug & Play que facilita a sua instalação e estão disponíveis
na versão 6.000K (branco frio).
Publicado por: Equipe técnica K2on!