Tel: (11) 5077-7700 | (11) 97663-7853 Versão Inglês
Tel: (11) 5077-7700 | (11) 97663-7853
Versão Inglês

O que é lúmen?

O que é lúmen?
Junho 27, 2019 Flavio detetive

Lúmen (lm) é uma unidade de medida para mensurar luminosidade ou fluxo luminoso. Ele é muito utilizado dentro do mercado de iluminação, onde discrimina por exemplo, a intensidade luminosa de uma lâmpada.

Nesse mercado, muitas marcas procuram colocar números extremamente altos de lúmens para chamar atenção de seu consumidor e tentar induzi-lo a associar esse alto número com qualidade e superioridade. Porém, como você garante que está realmente adquirindo um produto de qualidade?

Lúmen Teórico x Lúmen Real

Para entender esses números, temos que saber qual a diferença entre lúmen teórico e lúmen real. Vamos usar como exemplo o mercado de iluminação LED automotiva. O lúmen teórico é aquele que foi enviado da fábrica e que é a especificação do chip do LED. Já o lúmen real é aquele que foi medido em condições reais, e que muitas vezes é esquecido pelas empresas.

Mas como chegar a esses números?

Para chegar o número de lúmen real temos que entender também o conceito de Watts. Esse que mede potência e diz a respeito do consumo de energia.

O valor de lúmens teórico/nominal é obtido através do valor de um único chip LED e a quantidade de chips LED no farol ou lâmpada. Para entendermos mais claramente, vamos utilizar o Farol LED 40w Altezza como exemplo.

 Com a informação de que em um único Chip LED tem 10 watts e 120 lúmens por watt (informações dadas pelo fabricante do LED – CREE), temos 120 x 10 = 1.200 lúmens em um único Chip. Uma vez que o farol tem 4 Chips de LED, 4 x 1.200 = 4.800 lúmens. Dessa forma, 4.800 é a quantidade de lúmens teóricos.

O lúmen real é feito com base da medição de aparelhos como luxímetro e a esfera integradora em ambientes próximos à realidade. A medição do luxímetro é feita colocando o aparelho em frente à lâmpada ou qualquer outro produto para a medição. Seu valor irá ser influenciado pela posição em relação à sua fonte luminosa. Já a medição na esfera integradora é feita em 360º e tem maior confiabilidade, uma vez que se houver um comparativos de fontes luminosas estarão em situações extremamente semelhantes e controladas.

O valor que é mostrado em quase todas as descrições, manuais e embalagens é o de lúmens teórico.

Se os valores são diferentes, o que devo fazer?

O que acontece é que os valores que a fábrica fornece são em situações controladas e ambientes ideais, então o desvio que acontece é algo normal. Apesar disso, deve-se tomar muito cuidado se houver uma diferença muito grande entre a intensidade luminosa teórica e a real. Infelizmente como citado acima, não há completa transparência como se espera de algumas empresas nesse mercado.

O que aconselhamos aos nossos consumidores é que pesquisem e procurem por empresas transparentes e consolidadas do mercado. A K2on por exemplo, traz um departamento de pesquisa e desenvolvimento e um de departamento de controle de qualidade que trabalham lado a lado, dessa forma, conseguimos testar e oferecer o melhor aos nossos clientes.

Gostou de entender o que é lúmen e como isso pode influenciar na hora da compra? Então leia também sobre o aplicativo Luxímetro Altezza e conheça nossa linha Premium de Lâmpadas Super LED.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Open chat
Olá,
Solicite seu Orçamento pelo WhatsApp AQUI!
Powered by