Lúmen (lm) é uma unidade de medida que tem como função mensurar a luminosidade ou fluxo luminoso de uma luz. Tal medida é muito utilizada dentro do mercado de iluminação, onde é importante ter ciência da intensidade luminosa de lâmpadas ou faróis.
Nesse mercado, muitas empresas costumam colocar valores extremamente altos de lúmens, para chamar atenção de consumidores como uma forma de persuadi-los a associarem esse alto número com qualidade e superioridade luminosa. Tendo isso em consideração, como você pode garantir que está realmente adquirindo um produto de qualidade e que possui de fato as especificações técnicas divulgadas ?
Lúmen Teórico x Lúmen Real
O valor de lumens teóricos é calculado pelos fabricantes dos Chips Led. Eles obtém esse número multiplicando os lúmens de um único chip pela quantidade de chips LED no farol ou lâmpada. Para entendermos mais claramente, vamos utilizar o Farol LED 40w Altezza como exemplo.
Sabendo-se que nesse farol, um único Chip LED possui 10 watts e 120 lúmens por watt (informações dadas pelo fabricante do LED – CREE), temos 120 x 10 = 1.200 lúmens em um único Chip. Uma vez que o farol tem 4 Chips de LED: 4 x 1.200 = 4.800 lúmens. Dessa forma, 4.800 é a quantidade de lúmens teóricos.
Nenhum teste fotométrico é necessário para chegar a esse número – é apenas uma multiplicação matemática simples. O motivo pelo qual não se deve confiar nos lúmens teóricos para avaliar as luzes LED é que não são levados em consideração aplicações reais, que podem diminuir o valor dos lúmens em até 75 por cento.
O que causa essas diminuições nos valores em lúmens? Primeiro, existem perdas térmicas. Os LEDs produzem menos luz à medida em que ficam mais quentes. Quando LEDs são usados por longos períodos de tempo, é inevitável seu aquecimento. Na verdade, não é incomum que os LEDs alcancem temperaturas superiores a 100 graus Celsius. Portanto, é lógico que se os lúmens de um LED frio forem medidos, versus depois de ligados por 30 minutos ou mais, quando começam a esquentar, o segundo terá um valor em lúmens menor, devido ao aquecimento do Led.
Os outros fatores principais que reduzem os valores dos lúmens são: A corrente usada na placa de LED, perdas óticas e variações na montagem. Conduzir uma corrente mais alta através de uma placa LED, produzirá mais luz, mas também deixará o LED mais quente, gerando assim perdas térmicas e encurtando a vida útil do LED.
Sempre que a luz viaja ou é refletida em um material (lentes, refletor ótico, etc.), ela perde parte de sua intensidade. Isso se deve a perdas inerentes no interior do material, bem como na superfície do material. Qualquer luz que possua um refletor ou uma lente, será vítima dessas perdas – não há como evitar isso. Combinando essas perdas óticas com variações na montagem das placas Led, como no exemplo de aumentar a corrente, haverá uma redução adicional entre 20 e 50 por cento no valor dos lúmens.
Lúmens efetivos
“Lúmens efetivo” é a medida real do potencial luminoso, que leva em consideração todas as perdas em aplicações reais do Led, que acabamos de abordar. Medir os valores efetivos do lúmen de uma luz, requer o uso de equipamento fotométrico de alta tecnologia.
Devido aos altos custos e a necessidade de ter um especialista/ engenheiro elétrico na realização de testes fotométricos, muitas empresas de iluminação optam por economizar e anunciar os números de Lúmens teóricos, informados pelo fabricante de Chips Led.
Isso torna difícil fazer uma comparação entre lâmpadas e faróis de diferentes marcas, o que muitas vezes resulta em consumidores recebendo uma luz com menor potência luminosa do que o anunciado.
Se os valores são diferentes, o que devo fazer?
O que aconselhamos aos nossos consumidores é que pesquisem e procurem por empresas transparentes e consolidadas do mercado. A K2on por exemplo, possui departamentos de pesquisa e desenvolvimento, assim como um departamento de controle de qualidade, que trabalham lado a lado, conseguindo assim, oferecer qualidade e transparência aos clientes.
Essa são algumas dicas para entender melhor sobre a importância de saber a diferença entre Lúmens teórico x Lúmen Real. Continue explorando o nosso blog para mais dicas de iluminação.
Publicado por: Equipe técnica K2on