O mito da eficácia de luzes amarelas para farol de neblina

A tecnologia automotiva pode ter avançado consideravelmente nos últimos anos, mas quando se trata de segurança, precisamos tomar decisões levando em conta alguns fenômenos naturais, como o clima. Dirigir em uma estrada com neblina é perigoso e é um fator que traz muito insegurança para os motoristas.  A cerração é na verdade uma nuvem formada na superfície da Terra. Ela consiste em pequenas gotículas de água que são formadas quando há baixas temperaturas em grandes altitudes.  

 Quando se trata de neblinas fortes, dirigir com cautela, usar limpadores de pára-brisa e ter atenção redobrada na estrada, não é suficiente para prevenir acidentes. Você também precisa do tipo certo de faróis de neblina para lidar com o problema e seguir viagem com segurança.

Há uma ideia persistente no meio automotivo de que as luzes amarelas são mais eficazes para serem utilizadas durante momentos de neblina forte. Isso porque, de acordo com a crença popular, a visibilidade de luzes de tons quentes é maior, porque dispersam menos do que as luzes brancas e proporcionam um facho de luz mais direcional e focado.

 Porém, estudos modernos constataram que  as partículas de água presentes nas cerrações de estrada são muito grandes para não refletirem os fachos de luz de volta para os faróis de neblina, sejam elas amarelas brancas, azuis ou mesmo verdes. .

Então, por que para muitas pessoas, os faróis de neblina amarelos parecem funcionar melhor? Isso acontece devido a maneira como o olho humano interage com diferentes cores de luz. Azul e violeta são mais difíceis para o olho humano processar em relação ao amarelo e verde- cores quentes. Por isso há a falsa impressão de melhor visualização da estrada, isso é na verdade uma sensação ilusória de  “conforto”, o que não está relacionado a uma melhor visibilidade durante a neblina.

Porém, o principal objetivo do uso de faróis de neblina é iluminar a superfície da estrada. Se os faróis de neblina não estiverem instalados em uma altura adequada, pouco importará a cor da luz que você utiliza, isso não irá melhorar sua visibilidade em condições de neblina. Isso acontece porque a névoa se estabelece a cerca de 60 centímetros do solo, por isso sua luz de neblina deve estar de 76 a 60 centímetros acima do solo, ou seja, abaixo dos seus faróis dianteiros e com uma angulação apropriada para neblina

Portanto, não é apenas essencial considerar a cor, mas também o posicionamento da luz de neblina. Antes de viajar pela estrada, certifique-se de que seus faróis de neblina estejam funcionando corretamente e emitindo a melhor qualidade de luz na angulação e posição corretas.

Conseguiu entender o mito da eficácia de luzes amarelas para farol de neblina? Então continue explorando o nosso blog para mais dicas de soluções e inovações de tecnologia.

Melhores posts

Inscreva-se em nosso blog

Acesse em primeira mão nossos principais posts diretamente em seu email