Alertas do sistema de monitoramento TPMS: quais são eles e suas possíveis causas

Alertas do sistema de monitoramento TPMS: quais são eles e suas possíveis causas

TPMS  (Tire pressure monitoring system) ou sistema de monitoramento de pressão de pneus é uma solução que auxilia  na redução de custos, aumento na  produtividade e melhora na segurança de operações pesadas. O  TPMS é composto por sensores de alta precisão, que são instalados nas válvulas de calibragem externa do pneu (ou interna, quando necessário) e transmitem as informações coletadas em tempo real, via rádio frequência, para o monitor.

As informações também podem ser gravadas e facilmente acessadas pela central de manutenção quando necessário. O monitor  é fixado dentro da cabine e possibilita ao operador visualizar as informações de cada pneu, e obter alertas visuais e sonoros.

Os alertas do TPMS

Os alertas do TPMS podem ser visuais, exibidos no monitor localizado na cabine, onde é indicada a posição  do pneu com falha e qual a causa da adversidade. Já os alertas sonoros são sinais audíveis que somente advertem o operador, e as especificidades do alerta serão exibidas no monitor e/ou na central de manutenção.

Os principais alertas do TPMS podem ser sobre:

  • Vazamento rápido ou lento do pneu;
  • Temperatura muito alta;
  • Pressão abaixo ou acima do limite estabelecido pelo operador, no momento da instalação do TPMS.

Quais são as possíveis causas de cada alerta do TPMS?

Os alertas sobre vazamento rápido ou lento dos pneus podem indicar possíveis avarias externas dos pneus, como cortes ou furos. O indicado nesses casos é fazer uma averiguação imediatamente após o alerta, para evitar causar maiores desgastes nos pneus ou até mesmo destruir os pneus por completo.

Já no caso de alertas sobre pressão mais alta ou abaixo do limite previamente estabelecido no momento da instalação do TPMS, o indicado é checar se a calibragem de rotina foi feita ou se o veículo está excedendo a quantidade de carga recomendada.

Por último, quando tratamos sobre a alta temperatura dos pneus, a causa não é necessariamente relacionada somente aos pneus,ela pode estar ligada ao sistema de freio, pressão muito alta ou baixa, carga muito pesada ou rolamento de roda danificado. Independentemente da causa dos alertas, é sempre importante ficar atento e não ignorar os avisos. Soluções rápidas evitam perder pneus desnecessariamente e ajudam a conservar pneus de caminhões e máquinas por muito mais tempo, gerando uma economia de tempo e dinheiro em sua operação pesada.

Continue explorando o nosso blog para mais dicas de segurança e iluminação.

Publicado por: Equipe técnica K2on

Inscreva-se em nosso blog

Acesse em primeira mão nossos principais posts diretamente em seu email